Palavra chave

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O serviço de busca e salvamento com cães no Reino Unido



Nas 14h desta terça-feira, o auditório principal do SENABOM recebeu o palestrante Christopher Mark Pritchard, membro do INSARAG (International Search and Rescue Advisory Group), que abordou o tema sobre as implementações nacionais e internacionais do serviço de busca e salvamento com cães do departamento de Bombeiros do Reino Unido.


O palestrante explanou sobre os 2 tipos de capacitação para Busca e Resgate com cães existentes no Reino Unido, o nacional, UK USAR (Urban search and rescue), e internacional, IK USAR.  


O UK Usar está dividido em 22 equipes de resgate, separadas por zonas geográficas no Reino Unido, que são acionadas conforme a proximidade do sinistro. As ocorrências que são atendidas com mais frequência pelas equipes são explosões causadas por ligações caseiras de gás e estruturas colapsadas.


Já o IK USAR possui uma equipe montada com 69 homens e 5 cães, treinados especialmente para atender outros países, contanto com um avião de transporte e 40 toneladas de equipamento. O serviço possui ainda uma autonomia no local de 10 dias.


Para um cão ficar apto a realizar buscas, o treinamento leva em média de 2 a 3 anos. O Reino Unido possui um Centro de Treinamento que é referência mundial, conhecido como Sítio de demolição. Durante o treinamento os cães e seus tutores recebem aulas simuladas que se aproximam da realidade das buscas e resgates nas ocorrências.


Antes de abrir para perguntas e respostas, Christopher apresentou sua parceira de buscas Genna, que faleceu em 2015 aos 18 anos de idade e emocionou os congressistas presentes, seguido de um caloroso aplauso.
                                               





Créditos: Soldado BM Maraysa – CCS do CBMSC
Fotos: Soldado BM Glauco

Nenhum comentário:

Postar um comentário