Palavra chave

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Palestrante do Chile: preparação para desastres naturais extremos






A última palestra internacional desta quarta-feira (09/11), no XVI SENABOM, trouxe a exposição do Dr. Alejandro Artigas Mac-lean, que é Superintendente do Corpo de Bombeiros de Santiago (Chile), Diretor da Junta Nacional de Bombeiros e desempenha outras atividades em ensino superior e supervisão de bombeiros no país. Ele explicou como funciona o sistema nacional de operações no Chile, contextualizando os riscos e vulnerabilidades locais.


Por sua localização geográfica (ao lado da Placa de Nazca, em constante movimentação), o grande destaque do Chile é a ocorrência de terremotos. Porém, o conferencista também atentou para ocorrências envolvendo vulcões (500 em atividade), tsunamis, enxurradas e incêndios florestais.


“A falta de coordenação mata pessoas e gasta recursos”, pontuou o palestrante. De acordo com o Superintendente, a gestão dos grupos de trabalho por meio da organização dos sistemas de comando é fundamental para o sucesso na resposta aos desastres naturais extremos. Para complementar a fala, exemplificou casos em que muitos voluntários chegaram para atuar e ajudar, com boa vontade, mas os gestores da resposta não possuíam o aparato necessário para direcionar estas pessoas ao trabalho ou mantê-las no local. Sistemas, linguagem e padronização internacionais seriam a solução para problemas como este.


Ele trouxe o exemplo da INSARAG (International Search and Rescue Advisory Group), que atua unindo 80 países estabelecendo padrões de resposta, endossados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Saiba mais sobra a INSARAG aqui.




Créditos: Soldado BM Maria Gabriela


Fotos: Soldados BM Jacques / Soldado BM Moritz / Soldado BM Glauco



Nenhum comentário:

Postar um comentário