Palavra chave

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Troca de experiências: Palestra sobre os ataques terroristas em Paris




A primeira palestra após a abertura do XVI SENABOM ocorreu às 11 horas desta quarta-feira com o Major Nicolas Jean Paul, militar membro do Corpo de Bombeiros de Paris, sobre a preparação do serviço de bombeiros para operações contra ações violentas extremas (atos terroristas) e a integração com as agências policiais.

O palestrante apresentou a organização de bombeiros na França, que conta com um total de 250 mil bombeiros, sendo 35 mil bombeiros civis, 200 mil voluntários e apenas 12 mil militares, membros do exército. Aproximadamente 80% das ocorrências atendidas por bombeiros são de Atendimento Pré-Hospitalar.

O tema principal da palestra foram os 2 ataques terroristas sofridos em Paris no ano de 2015. No dia 7 de janeiro o ataque ocorreu no jornal satírico francês Charlie Hebdo, totalizando 15 mortos e em 13 novembro ocorreram ataques com explosões, fuzilamentos e atentados suicidas na área externa onde acontecia o jogo de futebol entre França e Alemanha e no Teatro Bataclan.

O Major apresentou aos congressistas os planos estratégicos tomados pelos bombeiros após os episódios narrados, como o treinamento da população em casos de emergência, aquisição de novos materiais, treinamento conjunto de bombeiros e policias, criação de postos de comando por região e a criação do Grupo de Extração de Bombeiros, com a função de intervir em locais de difícil acesso com reféns feridos, além do suporte da tecnologia para facilitar o alerta de sinistros à população através das mídias sociais.

Ao final da palestra foi aberto espaço para os congressistas fazerem perguntas ao palestrante sobre o tema, através do aplicativo do SENABOM.

O Tenente Coronel BM Aldo Baptista Neto explanou sobre a importância da troca de experiências com bombeiros experientes de outros países, sendo essa uma grande fonte de inspiração e obtenção de conhecimento para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que busca constantemente evoluir suas estratégias para melhor atender a população.


Palestrante Major Nicolas Jean Paul:
- 17 anos de serviço no Exército Francês;
- 4 anos de Sargento no Corpo da Montanha;
- 3 anos da Escola de Oficial como estudante;
- 3 anos de Tenente dos Bombeiros de Paris no subúrbio;
- 2 anos de instrutor na Escola de Oficial como Capitão;
- 3 anos de comando de uma Companhia de Bombeiros de Paris no subúrbio;
- Oficial de Guarda de Serviço no "Crisis Center" durante dois atentados de 2015 em Paris;

- Atualmente, Major dos Bombeiros de Paris para grande exercícios.





Créditos: Soldado BM Maraysa - CCS do CBMSC
Fotos: 
 Soldado BM Jacques e Soldado BM Moritz

Nenhum comentário:

Postar um comentário